O Ministério da Economia seguirá insistindo na campanha para a aprovação de
um sistema de capitalização para a Previdência —apesar das fortes resistências que o assunto encontra no Congresso.
A ideia é mostrar que o modelo pretendido
não é exatamente igual ao do Chile. Em primeiro lugar, porque ele não acabará com os regimes já existentes de aposentadorias e benefícios.
PISO
Nos materiais de propaganda da capitalização que estão sendo feitos pela pasta, está dito também que, ao contrário dos chilenos, os brasileiros terão garantido “salário mínimo, mesmo que a pessoa não consiga poupar o suficiente”.
PISO 2
No Chile, a maioria da população de idosos acabou recebendo a metade de um salário mínimo quando foi se aposentar —e o modelo agora está sendo revisto. “O Brasil não adotará o sistema chileno”, repisa o material do
Ministério da Economia.
DE TODOS
Um outro ponto crucial é que, no Chile, não há contribuição patronal para a aposentadoria —o empregado arca com tudo. “O trabalhador não contribuirá sozinho”, diz um dos materiais do ministério.
SINAL VERMELHO
O
presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) já afirmou publicamente que, sem prever contribuição patronal, o projeto não anda no parlamento.
MODELO
A pasta ainda estuda uma alternativa à contribuição dos empregadores.
O ministro Paulo Guedes prefere um modelo que não onere a folha de pagamento das empresas —pois isso, diz ele, inibe a criação de novos postos de trabalho.
MODELO 2
Uma das possibilidades é a criação de um tributo específico —por exemplo, sobre os dividendos das empresas.
PÁGINAS
A revista Ocas vai voltar. A última edição foi publicada em maio de 2018. Agora, o ator Cauã Reymond será a capa da publicação, que é vendida por pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social em pontos culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
TRILHA SONORA
Tulipa Ruiz (à dir.) cantará no espetáculo “Cebola – Cascas de um Todo”, da Clarín Cia de Dança; a bailarina Rafi Sousa (à esq.) participa da apresentação que integra a terceira edição do Festival Abril Para Dança, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de SP
EM ALTA
E uma pesquisa feita a partir da análise das postagens de deputados nas redes sociais mostra que aumentou o número dos que se manifestam favoravelmente à reforma —de 78 no mês passado para 108 em abril, ou 21% do total.
EM BAIXA
O número de deputados que se dizem contra alterações na
Previdênciatambém subiu —de 117 para 137, ou 26,7% do total.
MURO
Do restante, 168 (32,7%) estão indecisos (manifestam-se a favor de alguma reforma, mas criticam pontos da que foi apresentada pelo governo) e cem (19,5%) ainda não se manifestaram.
NA HORA
A pesquisa é da startup Arquimedes, que atualiza os números em tempo real.
SEM MENTIRAS
O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki e a cineasta Beth Sá
Freire foram à abertura do 24º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, na última quarta (3), no Auditório Ibirapuera. A empresária Ticha Gregori e o fundador e diretor do evento, Amir Labaki, também passaram por lá.
EM TEMPO
Depois de emagrecer 47 kg, a apresentadora Silvia Poppovic fez um lifting. O cirurgião Marcelo Araújo antecipou os procedimentos para que ela pudesse estar pronta para o programa “Aqui na Band”, que estreia na emissora no fim do mês.
DE TUDO
A atração, que será apresentada também pelo jornalista Luís Ernesto Lacombe, vai falar de economia doméstica, gastronomia e saúde.
ASSIM, NÃO
O deputado estadual Campos Machado (PTB-SP) protocolou na quinta (4) um decreto legislativo para suspender
o aluguel de dependências dos palácios do governo pela administração de João Doria.
VALOR
O texto diz que os imóveis “não podem ser objeto de uso de eventos sociais particulares, ainda que sendo remunerados, pois quantia nenhuma seria equivalente à importância do valor cultural ali inserido”.
ESTRADA
O governo diz que o decreto “apenas atualizou os valores de locação de áreas dos palácios” e que “o aluguel é permitido e praticado há 12 anos”. Acrescenta que a medida proposta pelo deputado não pode suspender decretos que tratam da gestão dos palácios.
ACERVO
A Pinacoteca de SP recebeu doações de obras adquiridas no
primeiro dia da SP-Arte. As peças passarão a integrar a coleção do museu.
ACERVO 2
Entre elas, uma obra de Lenora de Barros, doada por Ana Eliza Setubal, um vídeo de Sonia Andrade, doação de Renata di Paula, uma escultura de José Bento, comprada por Cleusa Garfinkel, e um bordado de Randolpho Lamonier, adquirido por Esther e Ricardo Constantino.
O jornalista Eduardo Reina lançou o livro “Cativeiro Sem Fim” na semana passada, no
Centro Universitário Maria Antonia. O também jornalista Bernardo Kucinski e a procuradora da República Eugênia Gonzaga compareceram.
CURTO-CIRCUITO
Vai até o dia 8 de maio a campanha de arrecadação de verbas para a publicação do livro de cartões destacáveis “
Livres e Iguais!”.
O
ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot participa da Jornada Luso-Brasileira de Combate à Corrupção, em Lisboa, em Portugal.
A
APET Engenharia completa 30 anos de existência neste mês.
O Nobel de Química
Sir Fraser Stoddart vem ao Brasil para uma série de palestras a convite da AstraZeneca.
com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO