História


A promulgação da constituição de 1988 ensejou a possibilidade de desmembramento de categorias específicas que se encontravam acopladas a representações majoritárias.
Servindo apenas como fonte de arrecadação para alguns sindicatos, a exemplo do setor de Cargas Próprias que era tratado como diferenciado no Sindicato dos Motoristas de ônibus sem qualquer importância política.
O Sindicato dos Condutores em Transportes Rodoviários de Cargas Próprias de São Paulo é resultado da insatisfação de um grupo de Trabalhadores que não concordavam com a conotação pejorativa com a qual os dirigentes tratavam esse seguimento, e criou uma representação específica e legítima originária do meio da categoria, o que resultou em um Sindicato forte, atuante e identificado com os problemas e carências dos setores.
Em 2019 completaremos 24 anos estamos estruturados com sede própria, colônia de férias, clube de campo, uma frota considerável de veículos a serviço da categoria, carro de som, assessoria de imprensa própria e convênios com várias clínicas para atendimento gratuito (consulta) para os associados e seus dependentes em várias regiões de São Paulo. Somos o sindicato pioneiro no Brasil que ousou ter uma clínica odontológica com profissionais experientes e competentes, aptos a realizar todo tipo de tratamento, obturações, tratamento de canal, ortodontia e o único sindicato a oferecer implante dentário, atendimentos e intervenções parcialmente* gratuitas para associados e seus dependentes.
Além das inúmeras lutas, greves e conquistas importantes em prol dos trabalhadores o sindicato realizou também três significativos seminários sobre a “Humanização dos Transportes” em 2010, 2011 e 2013 o Seminário de Segurança e Prevenção de Acidentes. O evento foi destaque nos noticiários nacional e internacional.
Mas o legado deixado nestes quase 24 anos não é apenas material , com sede, colônia e clube de campo mas também imaterial que vem com nossas lutas, mobilização da categoria, conquistas e acima de tudo respeito adquirido para nossa categoria ao longo destes anos e continuamos trabalhando para conseguirmos muito mais e assim podermos proporcionar muito mais respeito, conforto, comodidade e qualidade de vida a nossos associados. Almir Macedo Pereira é seu atual presidente.
*Gratuito os serviços do profissional, próteses e material usado no implante são pagos a parte com valores subsidiados.